Akissel Donner

2016

AKISSEL

Akissel Donner

Informação Geral
NomeAkissel Donner da Silva
Nascimento30 de Junho de 1995
OrigemSão Gotardo, MG
Ocupação
  • Assistente de Logística
Tempo em turnê2011–dias atuais
Empregadores
Rio 2016, CTIS, IBGE


Akissel Donner da Silva(São Gotardo, 30 de Junho de 1995), (/há-kis-céu/ em português, de /axel/ em inglês) é um estudante universitário, residente do Rio de Janeiro, atualmente em turnê pela "Go Akissel or Go Home Tour". 

Iniciou seus estudos em 2001, tendo se formado no ensino fundamental(2010) e médio(2013) em uma escola pública. Foi aprovado em duas universidades, a UFV(2014) de Minas Gerais e a Universidade Federal Fluminense(2015) do Rio de Janeiro. Teve dois websites, akissel.tk(2009) e Akissel To Talk About(2011), acumulando um total de um milhão e meio de visualizações de paginas nos mesmos, entre 2009 e 2014. 

Sua turnê de estreia foi a Born This Way Ball Tour, tendo seu tempo de execução entre 2011 e 2014. Ao final de 2014 o mesmo optou por fazer uma mudança repentina para o Rio de Janeiro, iniciando turnê em atual continuidade, Go Akissel or Go Home Tour.


Biografia


1995~2000: Infância

Akissel Donner da Silva nasceu em 30 de Junho de 1995 no mais renomado hospital de sua cidade, Hospital Pio XII. Filho de um trabalhador rural safrista e, até então, de uma estudante de 15 anos, possui descendência distante de italianos, africanos e portugueses. Seus avós paternos, Jose Raimundo e Ordalina Maria, são de origem Matutinense, apesar de terem uma história de longa data viajando pelos estados de Minas Gerais e Goiás. Já seus avós maternos fizeram a vida na zona rural de São Gotardo, em um distrito nomeado de Capelinha do Abeate de Baixo - a "baixada". Seu primeiro irmão nasceu em 1998. Seus pais foram um dos primeiros a adquirirem um lote no, até então recente, bairro Boa Esperança, e em seus primeiros anos Akissel viveu em um bairro sem asfaltamento e encanamento de água. Ao longo destes cinco anos, viu-se então crescer o bairro, que passou a ter ares urbanos e a uma vizinhança cada vez mais expandida. 

2001~2006: Formação Clássica

A escola mais próxima á casa de Akissel, alegou que só poderia recebe-lo para os estudos a partir do ano de 2001, em razão de que o mesmo fazia aniversário no meio do ano. A inscrição de Akissel nessa escola foi contra a sua vontade, uma vez que ele preferia estudar junto aos seus amigos de bairro que eram matriculados em outra instituição, no entanto seus país foram incompreensíveis e o matricularam na "E.M. Dona Lourdes Ladeira" em razão de que esta ficava apenas á 15 minutos de sua casa. A ideia de seus país é que ele fosse levado na escola apenas na primeira semana afim de aprender o caminho e então, posteriormente, pudesse seguir as direções sozinho, mesmo tendo apenas seis anos de idade. Tal fato só não veio a acontecer em razão de que a prefeitura disponibilizou um ônibus gratuito municipal afim de transportar os alunos do Jardim de Infância até a Primeira Serie. 

Um ano depois de sua inscrição nesta instituição, Akissel foi o primeiro aluno de sua turma a aprender a ler o que causou um conflito já que seus colegas que ainda não sabiam ler frequentemente rasgavam seus livros e cometiam outros tipos de bullying. Além do habito da leitura, Akissel cultivou também nesta instituição a participação em peças teatrais e no coral da escola - neste coral permaneceu quatro anos. No entanto, recentemente durante as comemorações dos seus 20 anos, ele revelou que esta sua participação no coral foi uma experiência perturbadora, envolvida de muito preconceito e discriminação por parte da gestora do coral. 

No seu quinto ano nesta instituição, uma briga com outro aluno foi o ponto de conflito culminante. O até então empregador do pai de Akissel era o mesmo motorista da linha de ônibus escolar, agora paga, que levava os alunos entre o bairro Boa Esperança e a escola. No entanto em razão desta proximidade, Akissel acabou sendo impedido pelos colegas de entrar no ônibus, sob alegações caluniosas. A partir daí, Akissel tomou uma postura mais incisiva com seus pais quanto aos seus estudos e alegou que se estes não o mudassem de instituição, ele não iria conseguir mais estudar porque sua vida naquela escola havia virado "um verdadeiro inferno". 

A postura dos pais de Akissel em relação a sua educação foi sempre meramente protocolar e sem nenhum grande empenho por parte dos pais para que Akissel pudesse dar continuidade. Nos primeiros anos, conforme padrão, um dos pais devem comparecer a reuniões bimestrais para apuração das notas dos filhos, no entanto recorrentemente os pais de Akissel furavam esse compromisso deixando Akissel sem informações de notas e em casos piores, pressionado por professores a dar explicações sobre o que seus pais faziam que não podiam ir na reunião o que era um fator complicado pois até então a mãe de Akissel não possuía nenhuma ocupação plausível. O pai de Akissel foi sempre muito incisivo na ideia de que os filhos homens deveriam largar a escola para começarem a trabalhar cedo e ajudar a gerar receita para suprir as despesas da casa. 

Com a ajuda de seu tio e de sua avó, Akissel conseguiu uma vaga numa outra instituição nas proximidades de sua casa, a "Escola Estadual Coronel Oscar Prados", para onde se transferiu durante a metade do ano. Toda a cúpula de direção da primeira instituição tomou uma posição bastante amenizadora para fazer com que Akissel não fizesse a transferência, demonstrando que faria mudanças quanto á fiscalização do comportamento dos alunos, mas de nada serviu para convencer Akissel que se mudou para a nova instituição com muita motivação e empolgação em 2005. Nos seus primeiros seis meses na nova instituição Akissel conseguiu fazer alguns amigos, bem como, participou de um evento social organizado pela escola - mesmo tendo indo sem a companhia de seus pais. 

Logo em 2006, os mesmos alunos envolvidos na controvérsia na primeira instituição, também vieram a fazer parte da segunda e foram colocados na mesma turma que Akissel, gerando um conflito crescente. Naquele mesmo ano novas controvérsias e polemicas rodearam a vida escolar do estudante. Mas foram amenizadas por ambos os lados. 

2006~2010: Ensino Fundamental e Ascensão 

Contrariando a premissa de seu pai de que os filhos deveriam seguir na escola somente até a quarta serie, Akissel optou por dar continuidade aos seus estudos e seguindo na mesma instituição á qual estava vinculado, mesmo que o ambiente estivesse cheio de conflitos. Entre a quinta e a oitava série, Akissel tomou uma postura mais imponente e sociável, que facilitou com que o ambiente fosse ficando melhor gradualmente. Entre a quinta e a oitava serie, Akissel foi classificado na primeira fase da Olimpiada Brasileira de Matematica em 4 das quatro vezes que participou do concurso. 

Durante a quinta serie ainda foi alvo de algumas confusões e intrigas, do mesmo grupo de pessoas a qual vinha lhe causando problemas desde a primeira instituição. Considerando que o principal integrante deste grupo por uma quantidade considerável de vezes se fazia de amigo, Akissel preparou um "golpe" para se livrar do conflito: combinou com o colega que iriam ambos estudar da turma cujas aulas eram de manhã, e quando o garoto junto á sua mãe confirmaram a matricula para turma da manhã, Akissel insistiu junto a secretária de escola que precisava se manter na turma da tarde, justamente afim de evitar os conflitos com esse falso amigo. A ideia de certo, mas a atitude é discutida até os dias atuais como uma das mais controversas e inesperadas atitudes de Akissel. 

O advento da internet e da tecnologia serviu de suporte para um melhor engajamento de Akissel perante sua turma nesse período de quatro anos. Depois de se livrar de seu principal rival, Akissel já tinha espaço suficiente para buscar fazer amizade com a maior parte dos membros de sua turma, e os assuntos sobre tecnologia foram uma ponte para a maioria destes. Em 2008, na sexta serie, Akissel abriu um site chamado "akissel.tk" por onde fazia reviews de jogos e séries, bem como disponibilizava seus downloads, em pararelo, criou neste site também uma coluna para discutir sobre "por onde andava Serena Van der Woodsen?", ironizando a história de seu arquirival que sumiu repentinamente da escola em ambos os horários e agora fazia apenas o papel de fantasma na história como um todo. Assim, Akissel integrou toda a sua turma para discutir sobre coisas fictícias as quais a "Serena" (codinome do inimigo de Akissel) poderia estar fazendo, e criou um forte vinculo com a turma. 

As habilidades acadêmicas de Akissel também foram um importante suporte de integração com a turma durante este referido período, uma vez em que Akissel frequentemente fazia grupos e duplas com seus colegas para fazer trabalhos que eram bem avaliados e aclamados pelos professores. Artisticamente, em 2010, Akissel organizou um trabalho de artes que foi avaliado pela direção como um dos melhores trabalhos de artes da escola até aquela época.

Em 2010 Akissel concluiu a oitava série com a avaliação critica de um desempenho jamais imaginado, e muito bem julgado pela critica que alegou: "Ele soube bem contornar as dificuldades e se transformou de uma pessoa que sofria bullying para alguém que provou ser muito melhor do que diziam as fofocas. É dificil encontrar alguém que não goste de Akissel depois de assistir tudo o que aconteceu nestes quatro anos". 

2011~2014: Ensino Médio e The Born This Way Ball Tour

Em 2011 Akissel decidiu estudar a noite afim de buscar um trabalho durante o dia para arrecadar fundos para seus planos. No entanto, durante os primeiros seis meses do ano, o vinculo com a sua turma do turno matutino não foi desfeito, o que fez com que Akissel comemorasse seu aniversário junto á esta turma e ficasse balançado a voltar a estudar no turno da manhã. O que foi feito. Os anos de 2011 e 2012 seguiram conturbados por assuntos considerados pela critica como muito pessoais e dramáticos.

Em paralelo, Akissel desenvolvia seu site que atingia recordes de acessos, e na coluna dedica a falar do seu até então inimigo buscava criar especulações sobre o retorno de "Serena" afim de manter o interesse crescente até que, surpreendentemente, ela realmente voltou - só que para outra turma, uma vez que estava anos atrasada academicamente, o que facilitou muito bem para que Akissel não perdesse a posição confortável á qual tinha alcançado. 

Também durante estes anos fez-se surgiu a Born This Way Ball Tour, uma turnê vinculada a turnê de Lady Gaga carregada nos termos de aceitação e orgulho, bem como, á viagem para o Rio de Janeiro. A critica alegou que o site, a posição confortável na escola e a turnê representaram  muito bem o sucesso comercial de Akissel, que aos 17 anos de idade já tinha feito algo que a maioria das pessoas com que ele convivia, não fizeram ou fariam por uma vida inteira. 

No entanto boa parte da critica descreveu que o ano de 2012, considerado até então como ano mais importante na vida de Akissel em razão deste mencionado "sucesso comercial", foi também o ano mais mal pensado e desorganizado que ja havia se visto. Criou-se um conflito em torno da ideia de que Akissel estava abandonado todo o engajamento que ele havia construindo junto á seus colegas, para criar um roteiro de amizade com outras pessoas as quais jamais haviam sido vistas no enredo até então. A própria mãe de Akissel se pronunciou alegando que tinha medo de que o filho se envolvesse com más companhias. No entanto durando o desenvolvimento da história viu-se que as más companhias faziam mais bem do que mal, e o enredo seguiu uma linha positiva. 

O ano de 2013, foi o ano da formatura de Akissel. Neste ano o mesmo encarou novamente o roteiro de participar de duas turmas na escola, a turma matinal durante uma parte do ano, e a noturna durante outra parte. Akissel alegou que precisava de tempo para arrumar um trabalho, mas acabou não trabalhando durante boa parte do ano. Mas os criticos também elogiaram a mudança de Akissel para o turno da noite, alegando que ali eram abordados assuntos mais maduros e menos conflituosos, dando para o enredo uma fluidez mais dinâmica. A formatura foi feita em ambas as turmas, mas pouco se festejou de ambos os lados. O desempenho sobre o ano da formatura foi considerado muito baixo, e houveram alegações de que teria sido melhor ter terminado tudo em 2012, que foi um ano mais representativo e importante. 

Em 2014 Akissel se inscreveu na Universidade Federal de Viçosa, tendo sido cursado dois períodos nesta universidade num especial chamado "Universidade Akissel". Em recente post neste mesmo site, Akissel descreveu o dia de seu trote nesta primeira universidade haveria sido um dos dias mais felizes de sua vida, posicionando até ao lado dos dias referentes a sua viagem dentro da turnê Born This Way Ball, no entanto, no mesmo post, alega que o engajamento subsequente foi muito fraco e que aquilo era muito diferente do que o mesmo esperava. 

2015~presente: GO AKISSEL OR GO HOME TOUR

Em 2015 Akissel optou por criar um roteiro inedito em sua vida, e mudou-se para o Rio de Janeiro para um projeto que nomeou de "GO AKISSEL OR GO HOME TOUR" ao qual vós fala este site