Akissel Donner

2016

UNIVERSIDADE AKISSEL: ULTIMATE

Leave a Comment
Universidade Akissel: Ultimate é um spin off parte da continuidade da turnê "Go Akissel Or Go Home Tour". Corresponde aos eventos em serie exclusivamente derivados e relacionados a vida de Akissel na Universidade Federal Fluminense. Teve inicio oficial em 03 de dezembro de 2015, após um ano conturbado pela greve nas Universidades Federais. Possui ambientação principal em Niterói, sendo que os principais cenários são o Campus da Praia Vermelha e Campus Gragoatá "Grags" da UFF e o espaço "Cantareira". Já possui cinco temporadas concluídas e uma sexta segue em andamento. Acredita-se que o spin-off deverá ser esticado para além de 8 temporadas. 

Antecedentes

Em março de 2014, três meses após a conclusão do Ensino Médio e da "Born This Way Ball Tour", estreou a "Universidade Akissel", com a aprovação e inscrição de Akissel na Universidade Federal de Viçosa. Estaria sendo apresentado como "um novo fenômeno universal". No entanto, nas duas temporadas apresentadas naquele ano, observou-se diversas dificuldades. A primeira temporada foi bastante conturbada, tendo se aproximado ao que existe em "Awkward" da MTV, sendo classificada como "nem piegas, nem alarmante, nem concebido com a intenção de pregar ou chocar". Quando, durante a segunda temporada foi apresentado um novo elenco de headliners, a continuidade veio a melhorar com a inclusão de eventos como "Sunset Macaúba", sendo que a segunda temporada terminou mais favorável com uma avaliação três estrelas (em cinco), trazendo a expectativa de um avanço ainda melhor na temporada seguinte que iria estrear em 2015. Ainda em 2014 Akissel chegou a realizar o Enem, uma vez que o mesmo desejava obter uma nota melhor para solicitar a inclusão no programa ciências sem fronteiras, uma vez que a note do Enem era critério de concorrência. 

Repentinamente em 04 de Janeiro de 2015, Akissel Donner anunciou uma mudança para o Rio de Janeiro que criou um conflito de continuidade. Inicialmente a "Universidade Akissel" seria interrompida para apenas um ano para chamada "A experiência 20/01", e depois de um ano no Rio, Akissel Donner voltaria a Minas para continuar a serie universitária na UFV. No entanto, em janeiro daquele mesmo ano ao se inscrever no SISU, o mesmo selecionou a Universidade Federal Fluminense, sinalizando uma nova possibilidade mas sem criar nenhum alarde, e tal informação foi mantida em segredo. 

2015.1: A aprovação e não inscrição

Não sendo aprovado para a Universidade Federal Fluminense na primeira chamada, Akissel se inscreveu na extensa lista de espera do semestre 2015.1. Naquele momento a expectativa de aprovação era pequena. No entanto em 27 de março de 2015, a UFF divulgou uma lista de aprovados (veja aqui). O nome de Akissel estava incluso em tal chamada, no entanto Akissel não veio a se inscrever na UFF em tal semestre. Sabe-se que tal recusa de inscrição se deu pelo fato de que em 27/03/2016, Akissel tinha apenas 25 dias de trabalho na empresa CTIS, o que impossibilitaria uma mudança de horário de trabalho, o que se quer foi cogitado pelo mesmo, tendo assim Akissel abrindo mão da vaga e planejado se inscrever na UFF em outro momento. 

A UFF, a greve e o calendário escolar

Em 28 de Maio de 2015 os docentes da Universidade Federal Fluminense decidem entrar em greve, interrompendo o semestre 2015.1, em razão das demandas gerais do funcionalismo. Ainda assim, em julho daquele mesmo ano foi aberto o processo de inscrição pelo Sisu para o segundo semestre letivo, momento em que Akissel veio a se inscrever novamente para o processo seletivo, sem anunciar em nenhuma rede. 

O processo rumo á 2015.2 foi marcado por diversas assembleias da ADUFF juntamente com Sintuff. O movimento grevista foi afrouxando durante as assembleias do mês de setembro, com cada vez votos contrários a greve de aproximando da mesma quantidade que os votos favoráveis. Em 29 de setembro, optou-se pelo encerramento de 464 votos á 94. A UFF anunciou então o retorno aos trabalhos e divulgou um novo calendário administrativo referente as matriculas e continuidade dos semestres. Entre outubro e novembro seria concluído o primeiro semestre daquele ano, e em dezembro seria iniciado o segundo semestre. As datas referentes as chamadas dos inscritos para 2015.2 foram divulgadas aos poucos. 

2015.2: A aprovação e a inscrição

Em 30 de Novembro de 2015, dia inclusive do inicio das atividades acadêmicas daquele semestre, a UFF divulgou uma nova lista de aprovados, lista incluída então do nome de Akissel Donner. A aprovação continuou sendo mantida em segredo, tendo esta sido informada apenas ao supervisor direto de Akissel Donner na CTIS. Tal momento nunca teria sido anunciado oficialmente, pois alguns fatores poderiam influenciar no momento da inscrição então, pelo facebook, Akissel escreveu um post dizendo apenas "stay tuned" (fique ligado). 

Em 02 de Dezembro de 2015, Akissel se direcionou á UFF para apresentação da documentação e assinatura da matricula. Em um dia que despendeu bastante tempo, uma vez em que o processo de matricula foi inciado as 10 horas e concluído somente as 17, a matricula foi realizada de modo favorável.

Foi apresentado no Facebook um post anunciando a oficialização do fato. O anuncio foi feito no formato "breaking news", o que corresponderia á "notícias de ultima hora", uma vez que não houve nenhuma divulgação previa do enredo rumo ao acontecimento, e este teria sido uma surpresa.

Ultimate: "De maior significado"

Uma vez que a UFF representaria uma continuidade /all new/,  com tudo inédito, considerou-se que não era possível a utilização do termo existente "Universidade Akissel". Até porque este já tinha duas temporadas, e não era possível começar na UFF á partir de uma terceira temporada pois a continuidade não se encaixava. Foram feitos estudos de modificações, e optou-se pela inclusão do termo "Ultimate" para criar uma diferenciação. Na promoção foram postados previamente posts com a hashtag #ULTIMATE. 

A escolha do termo se deu pois o mesmo vem a significar uma situação "de maior significado", "o máximo", "o definitivo em" e, acredita-se que a continuidade de Akissel na UFF será a definitiva, ainda que se inclua futuramente projetos de extensão e integração, estes estarão diretamente ligados a UFF. A inspiração para escolha de Ultimate veio da utilização da palavra na promoção de "The ULTIMATE Fighter" bem como nas edições da Windows 7, em que a versão ULTIMATE é a mais superior entre as comercializadas. Transformando assim o conceito de UFF maior que outros existentes. 

DESENVOLVIMENTO

Universidade Akissel: ULTIMATE - SEASON 1

Após a inscrição no dia 02 de dezembro, ficou definido junto á coordenação que a primeira aula seria a do dia seguinte, 03, uma quinta feira. Surpreendentemente, durante a corrente aula de "Administração De Sistemas De Informação" três alunos se apresentaram na sala como veteranos do curso. Tais alunos tinham em mente um projeto de integração, e ressaltaram a importância de tal, convidando então os alunos para uma apresentação em "cantareira". Cantareira seria o cenário noturno da UFF, um ambiente equivalente á Lapa, em Niterói. Na apresentação houve adesão total de todos os alunos calouros do curso, criando bastante expectativa em relação á temporada. A avaliação da critica sobre a estreia foi favorável, mencionando a boa gama de histórias e emoções ainda existentes apesar do desgaste prévio de ser a terceira estreia em cinco anos. 

O desenvolvimento da primeira temporada foi marcado por longos hiatos(espaçamentos), com pausas para o natal e para o carnaval, sendo até mesmo sua conclusão antecipada para uma semana antes do previsto.  A temporada foi marcada por alguns altos e baixos, como a ainda existência do "conflito do não cumprimento", a reprovação em calculo (sendo essa a terceira reprovação em sequencia). Paralelo á continuidade da serie, seguiu-se um outro conflito externo que influenciou drasticamente o seu desempenho, impedindo, por exemplo, a ocorrência de episódios em Cantareira, bem como diminuindo a presença de Akissel até mesmo nas aulas, fazendo com que o mesmo fosse a Universidade apenas duas vezes por semana. Durante o mês de março os conflitos externos tomaram uma proporção gigante. Classificou-se a temporada como "confusa e muito conflituosa" 

Apesar de tudo, a primeira temporada teve um season finale favorável. Com uma apresentação de trabalho estendida e aclamada, tanto por professor quanto por alunos, e um episódio de bom desempenho na cantareira - que mais parecia um episodio de estreia ao invés de encerramento. Considerou-se apenas lamentável que a adesão do núcleo principal aos momentos importantes, como as idas ao espaço Cantareira, era muito baixa. 

O final da primeira temporada não foi acompanhado do anuncio de uma segunda temporada. O conflito externo foi revelado: uma crise econômica. Em razão da crise econômica especulou-se que Akissel trancaria a faculdade para aceitar um trabalho de tempo integral para arrecadar fundos para a "Go Akissel Or Go Home Tour".  
________________________

Universidade Akissel: ULTIMATE - SEASON 2

Só em 20 de Abril de 2016 foi feito o anuncio oficial da segunda temporada de "Universidade Akissel: Ultimate". Ainda que a UFF tenha estreado o semestre em 25/04/2016, o primeiro episódio de Akissel na Universidade foi apenas em 03/05/2015, pulando assim o episódio de apresentação dos novos calouros na cantareira, e um churrasco com o elenco principal do curso. Ainda assim, os primeiros episódios da segunda temporada tiveram uma avaliação positiva: considerou-se que em apenas cinco episódios, a segunda temporada já teria apresentado uma disparada evolução em relação a primeira.

A segunda temporada também teve como marco o retorno de Akissel para zona norte do Rio. Depois de um ano morando na região da Lapa no centro da cidade, Akissel teve de voltar para Zona Norte considerando as novas prioridades. Alegou-se inicialmente apenas o fator econômico, mas, entende-se que quando Akissel se mudou para Lapa em 2015 a justificativa era de estar em "um lugar onde era mais fácil conhecer pessoas, fazer amigos, mais perto da vida noturna e do clima descontraído", só que, uma vez que a Universidade passou assumir essa função de representar esse ambiente, a Lapa passou a ser desconsiderada. 

O desenvolvimento da segunda temporada de Universidade Akissel Ultimate foi considerado muito leve e agradável, sendo que nenhum drama ou conflito foram relatados. Nessa temporada Akissel se juntou á trio de colegas, formando então um quarteto, fato de muito destaque e muito comentado no twitter e postagens no Facebook. Com eles, e também com outros colegas do curso, Akissel atendeu a primeira festa, "festa do gragoata", uma festa que aconteceu na quadra da Universidade. Bem como também, todo o mesmo elenco de "headliners" seguiu em constantes idas a cantareira para a chamada "quintareira".  A segunda temporada também foi marcada pela integração com o spinoff "Rio 2016 com Akissel". 

Em 09 de Junho de 2016 aconteceu o "Baile da Hotur", tendo esta sido a primeira grande festa universitária protagonizada por Akissel nos tempos "Ultimate". Curiosamente um amigo de Akissel dos tempos da "Experiencia 20/01" reconheceu Akissel nessa festa o que tornou a comemoração ainda maior pelo fato de, um ano e meio depois, estarem se reencontrando. O evento foi considerado memorável, sendo que Akissel postou em torno de dez tweets no twitter afirmando seu apreço e relatando fatos que considerou engraçado como de urinar diretamente na Baia de Guanabara. (*O campus Gragoatá fica do lado da Baia). 

Akissel comemorou seu aniversário de 21 anos na Cantareira com alguns colegas da faculdade. 

Em 07 de Julho de 2016 outra festa no Gragoata recebeu avaliações favoráveis. "Arraia do Grags". Por suceder a semana do aniversário de Akissel, esta era uma festa de muita antecipação da continuidade. Akissel atendeu ao evento com o seu quarteto da temporada, bem como também, esta foi a festa de maior adesão dos colegas de curso. A festa foi considerada a segunda melhor do semestre, tendo sido lamentável apenas que a cerveja tenha acabado tão cedo. 

O final dessa temporada foi antecipado em dez dias, sendo que o ultimo episódio foi apresentado em 22 de Julho de 2016. Na ultima "quintareira" do semestre foi feita a entrega dos itens oficias da AASI, (formalmente Associação Atlética de Sistemas de Informações), como bonés de canecas. Akissel alegou estar feliz, e com um sorriso de ponta a ponta. A temporada terminou com a aprovação na disciplina "Princípios de Banco de Dados", uma das quais o Akissel mais possuía interesse no curso. Apos essa temporada o spinf off "Rio 2016 com Akissel" foi apresentado de forma separada, desvinculado do núcleo Universitário.  

_______________

Universidade Akissel: ULTIMATE - SEASON 3

A estreia da terceira temporada de Universidade Akissel: Ultimate aconteceu no dia primeiro de Setembro de 2016, uma quinta feira. Foi também uma temporada bastante afetada pelos conflitos externos. Mesmo antes de sua estreia, já havia a preocupação em garantir um plano de estudos com aulas unicamente no período da manhã para facilitar com que Akissel conseguisse um novo emprego apos o final do contrato com a Rio 2016 que estava previsto para acabar em outubro. O episódio de estreia contou com a primeira ida a cantareira e uma festa surpresa no Gragoatá, com a apresentação de alguns calouros e com a presença de todo o elenco de headliners conhecidos até então. Uma marca de cerveja também patrocinadora da Rio 2016 ofereceu alguns suprimentos para o episódio de estreia, o que animou á todos. Ainda dentro do episódio de estreia, Akissel flertou e conquistou uma pessoa aleatória em um ponto de ônibus na volta da pra casa, sendo este considerado um dos mais importantes momentos desta temporada.

O desenvolvimento dessa temporada foi acompanhado pelo "Ultra Music Festival", "Ultra Brasil", que aconteceu pela primeira vez no Rio de Janeiro, e havia sido um evento de muita antecipação. O suporte á esse evento influenciou bastante o desempenho do spin off universitário: para poder comprar o ingresso da festa, Akissel teve de abrir mão de desembolsar dinheiro com festas menores, inclusive as idas a cantareira ou qualquer outra festinha em Niteroi. A critica externa alegou que foi um "sacrifício valido". Um dia antes do Ultra Music Festival, Akissel conheceu pessoalmente um dos headliners do evento, o DJ Martin Garrix, considerado atualmente como o maior deejay do mundo. Na foto em que Akissel aparece com Martin Garrix, o DJ está segurando a caneca oficial do curso, com o emblema da AASI.


Ainda externamente, a temporada também foi influenciada por fatores como o retorno de Akissel para residir em uma república do circuito "Santa Tereza, Lapa, Centro" e pelas idas de vindas referentes ao seu contrato de trabalho com a Rio 2016. A mudança para a região central da cidade do Rio se deu sob a justificativa de que, com um orçamento mais apertado, o gasto com passagem deveria ser reduzido, e estar no centro economiza em torno de oito reais por dia pelo fato de que se dá para ir até as bascas apé, sem contar que á essa altura do campeonato os alugueis do centro ja estavam com preços tão favoráveis quantos aos praticados na zona norte. A reestruturação da planilha economica se deu ao fato de que o contrato de trabalho de Akissel estava previsto para terminar em 14 de outubro de 2016, mas houveram muitas voltas relacionadas ao assunto. Os trabalhos no Forte de Copacabana na verdade se encerraram uma semana antes, o que que levou Akissel á ser transferido para o MDC, para cumprir lá a ultima semana de trabalho, no turno da madrugada. Agendaram para sexta feira, dia 14/10, de manhã, uma reunião. Acontece que esse era o dia do Ultra Music Festival - ainda assim, os editores concordaram com a data, uma vez que em razão desta reunião demanha, abriria-se uma folga para a quinta feira a noite, dia do "esquenta" - (onde inclusive Akissel pode encontrar e conhecer Martin Garrix), sexta feira a noite, "dia do Ultra". Na sexta feira demanha, ja virado por ter ido da festa do Martin Garrix direto para reunião do trabalho, Akissel foi avisado de que seu contrato seria estendido e que o mesmo continuaria no quadro da empresa trabalhando de madrugada - muito conveniente economicamente e também considerando que as aulas na Universidade agora eram de manhã, havia total compatibilidade de horário.

Apesar dos recorrentes esforços o desenvolvimento desta temporada foi considerado "médio". A critica mencionou que "os calouros são fracos, ora muito básicos e redutivos, ora apresentam personalidade de uma criancinha de nove anos". A possibilidade de inicio de uma greve na UFF prejudicou bastante o desempenho da temporada. O distanciamento de Akissel dos eventos noturnos em razão do trabalho impactou bastante o desenvolvimento da temporada que mostrou uma proximidade muito menor com os até então conhecidos headliners, gerando um ambiente muito diferente do que se via durante a segunda temporada. Também observou-se o desenvolvimento de um conflito do principal antagonista com um personagem do elenco de apoio, sendo uma intriga que gerou uma controvérsia muito grande durante o primeiro mês da temporada. Existem opiniões que alegam de que Akissel poderia aproveitar esse momento para criar um conflito ainda maior entre ele e seu antagonista, bem como entre o próprio antagonista e o anteriormente mencionado personagem envolvido na intriga. No entanto Akissel rebateu alegando que tem evitado se intrometer nos problemas dos outros, uma vez que estes não são de sua competência.

O encerramento da temporada se deu em 22/12/2016, extremamente próximo ao natal. O esquema tático envolveu uma aula as 11 horas da manha, uma jornada de trabalho entre 14 e 22 horas,  um retorno para Niteroi com tempo de travessia na ponte em 92 minutos, razão de uma blitz da Lei Seca, e, depois da cantareira Akissel retornou diretamente para o trabalho pois o horário era especial de véspera de natal. Considerou-se o season finale bastante favorável. A temporada poderia ter continuado ate janeiro, no entanto a decisão do colegiado da UFF permitindo a remoção de disciplinas inscritas, facilitou o final prematuro. Nesse caso, a temporada contou apenas com uma disciplina cursada. O contrato de trabalho de Akissel com a Rio 2016 terminou um tempo depois, em Fevereiro de 2017.
_______________

Universidade Akissel: ULTIMATE - SEASON 4

A quarta temporada foi considerada a de maior expectativa em relação a estreia, isso porque seria a primeira temporada desenhada dentro de um runtime correto, começando em março e terminando em julho. Antes da estreia da temporada, Akissel esteve em um especial de verão afim de diminuir a sensação de gap entre uma temporada e outra: "The summerbreak of chilling out wayfarer Akissel of southeast". As semanas que antecederam a temporada foram bastante importantes na criação do enredo, uma vez em que Akissel dava entrada nos tramites do seguro desemprego, que serviria para apoiar uma temporada em que Akissel pudesse se dedicar somente a universidade. 

A estreia oficial da temporada aconteceu em 20 de Março de 2017, junto com o calendário da UFF. Os primeiros dias de desenvolvimento da temporada foram bastante animadores, incluindo a apresentação de calouros na cantareira, considerada ate então da melhor apresentação de calouros. O núcleo de calouros ganhou bastante espaço nessa temporada uma vez que o núcleo de headliners estava em transformação. A critica alegou que essa teria sido o melhor pacote de calouros "o pessoal sai pra beber, o pessoal joga e quer entrar pra atlética e ainda eles estão bem interessados nas disciplinas do curso - nunca vi uma leva tão boa quanto essa". Como bônus alguns calouros do curso de Ciências da Computação também se enturmaram junto ao elenco de SI trazendo uma energia bastante positiva e agradável. Akissel tornou publica uma competição interna onde no final do semestre teria de ser escolhido o melhor calouro do semestre, e a adesão a competição foi favorável.

A primeira grande festa da temporada aconteceu alguma semanas depois, nomeada "Pascoa na UFF - Calourada Unificada", gerenciada pelo curso de administração.  Apesar do excelente desempenho de todo o elenco do episodio, a festa terminou sendo considerada um fracasso: os organizadores tiveram dificuldades com o sistema de som e portanto, a festa terminou sem nem ao menos começar. Contornando o ocorrido alguns alunos de SI fizeram uma rodinha onde entoavam musicas conhecidas e foram aderindo a roda um numero considerável de pessoas. Neste dia, "o antagonista" fez alguns elogios públicos á Akissel, o que rendeu comentários bem humorados de boa parte da critica.  Ao final da noite o elenco retornou ao espaço na cantareira ao qual costumam se reunir onde continuaram as festividades ate as cinco da manhã. Depois desse fato não houve mais nenhuma festa no gragoatá, o que impactou negativamente o desenvolvimento da temporada.

O desempenho durante a quarta temporada foi variavel. Por estar recebendo o seguro desemprego Akissel pode passar maior parte do dia na Universidade, almoçando recorrente com seus colegas no bandejão, o que foi considerado simbolo dessa temporada. Alem disso, as cenas na sala de estudos e no DA foram considerados um bom complemento. Sem antagonistas a temporada foi considerada mais leve.  Houve porem um questionamento bastante intenso sobre o humor e energia do elenco de forma geral, onde se observou que a maior parte estava pensando na vida de forma negativa e triste, conforme nomearem, "estavam na bad", sem nenhum motivo explicito ou publico, a carga emocional era bastante interna e os comentarios sobre os assuntos não muito amplos. A discussao sobre o bem estar e qualidade de vida questionavel dos universitarios ganhou uma visibilidade nacional: uma reportagem do jornal Brasil de Fato dissertava sobre o assunto de conflitos em universidades, destacando o caso da UFV, universidade antiga de Akissel, cujo estilo de vida se assemelha muito com as demais instituições federais, inclusive a atual. Apesar disso, nenhuma atitude diferente foi tomada e nada mudou.
Uma publicação compartilhada por Alice Tatianna Gaio (@alicetatianna) em
A quarta temporada contou com alguns eventos externos de apoio, como as estreias dos filmes Power Rangers e Mulher Maravilha nos cinemas, bem como toda a antecipação para o evento Superstar DJs Festival, evento este onde Akissel comemoraria seu aniversário. O Superstar DJs Festival contaria com a apresentação do DJ holandes Ferry Corsten, numa apresentação gratuita no sambodromo, no entanto foi cancelado, ainda que tivesse o apoio e aval do prefeito do Rio, Marcelo Crivela. Um juiz embargou a realização do evento, no dia da realização do mesmo, alegando questões de segurança. Essa seria mais uma baixa na temporada que já estava orfã da realização de eventos dentro da faculdade. Tambem abordou-se nessa temporada o Ultra Brasil 2017, apesar de se tratar de um evento de temporadas impares. O vinculo com o Ultra Brasil se deu por meio de uma promessa de Akissel de só ir aos três dias do evento caso for aprovado em todas as disciplinas que esta cursando durante na quarta temporada e, no caso de reprovações, cada reprovação significa um dia a menos de festival. A critica validou o fato, mas lembrou que alem das aprovações, Akissel precisa ter a sorte de conseguir um trabalho logo apos o fim da temporada para ter fundos para continuar em turnê: "se nem a realização da Season 5 podemos garantir, quem dirá festivais caros e expansivos". O escolhido como melhor calouro do semestre também sera possível convidado de Akissel para um dos dias do festival.

Seguindo para o seu final a quarta temporada foi passou a ser bastante elogiada pela critica, tendo consolidado uma avaliação geral de quatro estrelas em cinco. A critica elogiou bastante o engajamento dos calouros, a gama de emoções do enredo e a leveza dos episódios, tendo negativado apenas os dramas roteirizados alegando que estes eram fracos e até mesmo chatos.

Inicialmente o encerramento da temporada segundo o calendário da UFF seria dado na segunda quinzena de julho, no entanto em razão de um bom desempenho acadêmico e social, Akissel optou por determinar o encerramento como 30 de Junho, dia de seu aniversário. No penúltimo episódio, Akissel comemorou a véspera de seu aniversário na cantareira com seus colegas indo madrugada á dentro. O episódio foi considerado como um dos mais memoráveis seasons finales e a critica alegou que todo o elenco de headliners atuou muito bem. A temporada terminou com Akissel recebendo uma resposta negativa num processo seletivo de emprego ao qual estava concorrendo, o que gerou um suspense uma vez que isso poderia representar o fim da turnê e do spin-off universitário.

_______________

Universidade Akissel: ULTIMATE - SEASON 5

A UFF optou por determinar o retorno das aulas para uma quinta feira, dia 17 de agosto de 2017. Com ironias quanto á inovação do CEPEX, Akissel realizou a estreia da nova temporada no mesmo dia em um episódio de 90 minutos. Sendo uma quinta feira, era também dia de cantareira o que facilitou para que o episódio de estreia fosse amplamente dotado de emoções e conflitos o que foi bem observado pela critica. Como novidade, Akissel passou a residir na Moradia Estudantil da UFF, depois de ter passado por um longo processo de seleção - assim o núcleo do spin off cresceu de forma exponencial uma vez que os headliners agora não eram somente os colegas de curso, mas um núcleo ainda maior com uma quantidade mais diversificada de histórias e sentimentos.

Durante os avanços desta temporada, pode-se observar um tom de tranquilidade e desfecho sobre os assuntos sociais: o fato de Akissel morar na Moradia Estudantil e ter um bom engajamento com seus vizinhos, facilitou com que a abordagem sobre as relação com seus colegas de curso fosse menor, bem como tirou o peso financeiro do aluguel que foi um tema tratado durante toda o turnê. Akissel passou a frequentar o bandejão junto aos seus colegas de moradia o que supriu a carência das companhias que não era suprida pelos colegas de curso. O desenvolvimento da primeira fase da temporada foi bem ameno e com um status bem estável e agradável.  Em paralelo a temporada havia uma corrida para que Akissel conseguisse ir ao Rock in Rio, para ver Lady Gaga, no entanto Akissel desistiu uma semana antes de atender ao show e, depois, com menos de 24 horas para o show, a cantora americana também teve de cancelar a apresentação por motivos de doença cronica. Além do Rock in Rio, o festival "Ultra Brasil" serviu de plano de apoio para essa temporada - desta vez Akissel não chegou a conhecer pessoalmente nenhum DJ e tão menos foi a todos os dias do festival, correspondendo a promessa que o mesmo tinha feito em uma temporada anterior - de qualquer maneira a ida ao festival foi muito comentada e bem avaliada. Akissel alega que no fim de semana do festival viveu o melhor momento da sua vida, mas sem dissertar muito sobre o assunto.

No entanto, apenas quatro dia depois, foi noticiada a morte da avó de Akissel Donner. Ela era a pessoa mais próxima de Akissel na família, e sua morte foi considerado o momento mais triste da turnê e da vida de Akissel. Um usuário do metacritic descreveu o ambiente da temporada como "um tom de catastrofe que nos faz perder os cabelos", justificando no fato de que em um domingo Akissel estava vivendo o melhor momento de sua vida no Ultra Brasil e quatro dias depois viveu o mais triste que foi o falecimento de sua avó. Um outro critico descreve que "trocar o medo de não ter dinheiro para pagar o aluguel pelo medo de perder pessoas queridas é desesperador e angustiante".

Com o clima pesado a quantidade de celebrações diminuiu consideravelmente, no entanto Akissel chegou a ir em uma ocasião em que tirou uma foto com alguns colegas de curso que figuravam na sua lista de favoritos. O episódio serviu pra reforçar bem que Akissel não desistiu de seguir em turnê, apesar dos momentos conflituosos. 
Uma publicação compartilhada por Akissel Donner (@akisseldonner) em


A Season 5 se apresentou como uma divisora dentro do enredo geral da serie, uma vez que os laços de amizade anteriormente vistos como pilares para Akissel, acabaram sendo desfeitos. Akissel aproveitou o frisson de um grupo da UFF no facebook para enviar "shades" para quem era até então a sua pessoa mais próxima na faculdade. Apesar dos criticos terem avaliado o comentário como preconceituoso, ignorante e classificado com uma burrice o mesmo foi mantido por Akissel, que seguiu indo para o spin-off universitário como se nada tivesse acontecido. A formula ate deu certo, porque em uma quantidade muito pequena de tempo, o comentário já havia sido esquecido pela maior parte dos co-protagonistas importantes. Em muitas conversas no Twitter Akissel afirmou estar mudando seu posicionamento sobre a faculdade, o que estaria facilitando um amadurecimento suave de sua personalidade. Em algumas discussões atribuiu-se a responsabilidade desta mudança á convivência que Akissel tinha com seus colegas de alojamento, que proporcionava uma gama maior de visões sobre universidade, e não apenas uma individual de Akissel como era até a Season 4. Mas muito se questionou também se esse tipo de rompimento não dificultaria na continuidade da série, já que mais temporadas e estariam por vir, e tais conflitos poderiam tornar difícil a criação de um enredo com personagens bem engajados.

Também durante essa temporada pode se descobrir que mais pessoas da cidade de Akissel estariam vinculadas ao Instituto de Computação da UFF. Mas o assunto foi abordado de forma rasa, sem que se quer fossem mostrados quem seriam essas pessoas que Akissel apelidou como "invasoras de turnê".

A Season 5 terminou em 22 de Dezembro, sendo que os episódios das ultimas semanas foram poucos expressivos. No entanto isto não serviu de estimulo para diminuição da avaliação da temporada como um todo. A temporada recebeu bastante elogios da critica, terminando com uma avaliação de cinco estrelas em cinco e, no Metacritic, foram dados três notas verdes e uma amarela. O amadurecimento da personalidade de Akissel foi um ponto sempre mencionado em todas as avaliações e os dramas mais verdadeiros e intensos também serviram de incentivo para notas mais positivas.

_______________

Universidade Akissel: ULTIMATE - SEASON 6

A sexta temporada do spin-off começou com uma frisson crescente que envolvia uma série de coisas: um aquecimento amistoso, a entrada oficial de Akissel pro quadro da diretoria da sua atlética e a sua primeira vez aplicando o trote aos calouros. A estreia oficial aconteceu em 12 de março de 2018 e a semana inteira foi apresentada de forma bastante positiva. Na semana seguinte a atlética do curso de Akissel apresentou o primeiro isoporzinho oficial do curso, o que teve uma recepção bastante positiva e bem avaliada.

Durante o desenvolvimento desta temporada Akissel se envolveu em uma briga com um aluno do curso de economia, o que se tornou inclusive caso de policia. No boletim de ocorrência foi destacado o fato de que este aluno de economia frequentemente usou de artimanhas para difamar Akissel, sendo que uma delas foi a impressão de um cartaz que foi pregado em vias públicas e que explanavam coisas da vida intima de Akissel. O processo corre atualmente em segredo de justiça e nada foi revelado sobre o assunto.

Apesar do caso de exposição e difamação, o desempenho da temporada seguiu positivo, com recorrente idas á cantareira, em todos eles sempre prevalecendo o ritmo de festa e comemoração existente desde o principio do spin-off. Mas a quantidade de idas a cantareira sofreu uma redução percebida, o que a critica avaliou como algo que deixou a temporada mais fraca e menos atraente. Seguindo morando no alojamento, Akissel precisou se distanciar de alguns amigos, o que deixou o núcleo do spin-off um pouco bagunçado e sem contexto. Academicamente esta foi considerada como a pior temporada, em razão de algumas reprovações e de uma baixa motivação para os estudos.

Esperava-se que esta temporada fosse uma temporada de bastante proximidade com a considerada "geração clássica" do spin off, uma vez que esta já era a ultima temporada antes que alguns destes se formassem e deixassem o spin off. No entanto nada disso aconteceu, e a critica ainda exemplificou que talvez a proximidade vista na temporada anterior, teria sido justamente esta despedida deles, e portanto, não fazia muito sentindo esperar algo maior do que o que aconteceu para temporada corrente.

O desempenho geral da temporada foi considerado apenas regular, sendo que a critica ressaltou que não foi visto nenhuma novidade positiva. A avaliação considerou ainda a quantidade massiva de coisas negativas externas e internas que foram abordadas durante toda a temporada, o que pesou e tornou o desenvolvimento do spin off irritante e fraco. As dificuldades financeiras, os conflitos sociais e a falta de um frisson sobre algum festival causou um desconforto continuo durante a apresentação da temporada.  O final da temporada será no dia 29 de junho, véspera do aniversário de Akissel. 

0 comentários:

Postar um comentário